escoras-de-eucalipto-11
S. J
S. J
DJI_0125
DJI_0231
DJI_0232
DJI_0250

História

O Projeto Lacan Florestal é resultado de anos de pesquisa, dedicação e persistência da equipe da Lacan Investimentos. O embrião do projeto surgiu no ano de 2008 como resultado das nossas reflexões acerca das alternativas de investimento de longo prazo disponíveis aos investidores institucionais brasileiros. Convictos de que o nosso juro real convergiria nas décadas posteriores para um patamar mais baixo, a equipe da Lacan viajou para os EUA, Canadá e Europa a fim de compreender melhor o racional de alocação de investidores institucionais acostumados com investimentos de longo prazo. Constatou-se que o portfólio desses investidores globais era pouco concentrado, para os padrões brasileiros, em títulos de dívida e ações, e bastante dependente do retorno de ativos alternativos como moedas, commodities e fundos estruturados como private equity, infraestrutura e, por sua importante característica de hedge inflacionário e não correlação com todos os demais ativos citados anteriormente, florestas.

 

De volta ao Brasil, a equipe da Lacan investiu bastante tempo e recurso para entender aquela que parecia a mais adequada alternativa para os investidores institucionais brasileiros à luz das vantagens competitivas do país e do que já havia disponível no mercado de fundos local, o setor florestal.

 

O primeiro passo na direção de um projeto com alicerces fortes foi a estruturação da equipe, convidando um dos mais renomados especialistas em florestas plantadas do Brasil para integrar o projeto. Os anos de 2009 e 2010 foram intensos em pesquisa e viagens. Foi nessa época que a Lacan mapeou todas as regiões do país do ponto de vista das vantagens e desvantagens para o plantio de florestas e aprofundou as conversas com os investidores estrangeiros com o intuito de adaptar o modelo de governança do nosso fundo aos melhores padrões globais.

 

Posteriormente, de modo a assegurar um comprador para a madeira produzida, mitigando assim os riscos do projeto, foi firmada parceria com importante empresa brasileira de base florestal, o que possibilitou a efetiva captação de recursos para o início do fundo I no 2T2012. Hoje a Lacan gere três fundos florestais e conta com a adesão de trinte e três fundos de pensão locais, private banks, além de investidores institucionais estrangeiros.

cronologia.png